domingo, 23 de maio de 2010

Resumo - O que é Comunicação - Juan E. Díaz Bordenave


Juan E. Díaz Bordenave
Editora Brasiliense
105 Páginas
Outros Livros : Além dos Meios e Mensagens, O que é Participação.
Primeira Edição, 1982


Sinopse

O livro fala dos anos 70 e a preocupação com o homem sócial, que ele seria o produto e o criador da Sociedade em que ele vive, podendo usar o poder da comunicação tanto para o benefício quanto para prejudicar, mas nem todas as pessoas desenvolvem seu poder de comunicação pois lhes faltam orientações e instruções.


O que é Comunicação

Prólogo

Na década de 70, foi descoberto o “ Homem Social”. Em 70 concretizou-se uma importância ao fato do homem ser o produto e o criador de sua própria sociedade e sua cultura ao mesmo tempo. A primeira reação após esta descoberta foi lhe aplicar os modelos mecanicistas e pragmáticos emergente das ciências físicas e naturais. Seriam eles métodos e procedimentos de planejamento, organização, administração, capacitação etc, aplicados com boa vontade, têm gerado formas manipulatórias e desumanas de trabalho com as pessoas.

O Meio Ambiente Social da Comunicação

Não se pode existir comunicação sem sociedade, muito menos sociedade sem comunicação. A comunicação ao pode ser melhor que a sua sociedade nem a sociedade melhor que a sua comunicação. Cada sociedade tem a Comunicação que merece.
A Comunicação foi o canal por onde os padrões de vida de uma certa cultura foi transmitida para um membro de sua sociedade para que ele aprendesse a ser membro desta. Tudo isso é possível graças a Comunicação. A comunicação não é composta apenas pelos Meios de Comunicação Social pois ela é composta pelos atos de comunicação que um homem realiza desde quando ele se levanta de manhã até quando ele deita-se à noite. A Comunicação se tornou uma necessidade básica aos homens.
Os Meios exercem muita influência sobre as pessoas, essas influências são tanto “positivas” quanto “negativas”, é o caso do Jornal, do Rádio e da TV etc. Cenas passadas na TV podem lhe ajudar em acontecimentos em sua vida, pois se acontece algo semelhante ao que se passou em uma novela por exemplo, você já saberá o que fazer.

Do Grunhido ao Satélite

A Comunicação evoluiu de uma pequena semente, para inventar meios que vencessem a distância e o tempo, até que esses meios cobrissem o mundo inteiro. Durante tempos se discutiu a origem da fala humana, o que a história mostra é que os homens encontraram uma forma de associar um determinado som ou gesto a um certo objeto ou ação.
A primeira forma organizada de comunicação humana foi a linguagem oral, as vezes acompanhada pela linguagem gestual. Começaram utilizando-se de desenhos e mais tarde começaram a usar a linguagem escrita.
Com a evolução da linguagem, desenvolveu-se também os meios de comunicação. O alcance da comunicação foi de maneira definitiva assegurada pela invenção dos meios eletrônicos que utilizam-se de diversos tipos de ondas para transmitir signos.

O Ato de Comunicar

Não se pode dizer onde começou e onde termina o processo de Comunicação, nem enumerar suas fases como se fossem partes de uma seqüência. A Comunicação é um produto funcional da necessidade humana. Ela satisfaz várias funções, entre elas a função instrumental, função informativa, função regulatória, função interacional entre outras. Uma das suas funções é mostrar nossa participação no ato da Comunicação, mostrar algumas ações que trazemos ao ato de comunicar.

É Impossível não Comunicar

A Comunicação não inclui só palavras e gestos mas também os movimentos do corpo, a roupa que se veste, os olhares etc. Isso torna praticamente quase impossível não comunicar. Às vezes até o silêncio comunica, sendo mais eloqüente que um conjunto de palavras. A própria Cultura pode ser considerada como Comunicação. Cada cultura cria seu próprio códigos e da seus próprios significados.

Que “Significa” Isto?

A Comunicação seria impossível sem a produção social do sentido . Os Signos são como as pessoas, têm significados diferentes, segundo o contexto em que se encontram.

Os Dois Gumes da Linguagem

A linguagem pode ser usada tanto para o amor e a amizade, quanto para ocultar, enganar, separar e destruir.

O Poder da Comunicação e a Comunicação do Poder

Muitas pessoas não desenvolvem seu poder de comunicação, mas elas com um pouco de orientação e instrução aproveitar suas capacidades de expressão, relacionamento e participação.

Então, o homem começou a usar a comunicação desenvolvendo-a de desenhos à palavras e escritas, esses meios de comunicação as vezes nos ajudam em decisões de nosso dia-a-dia, mas nem todos podem usufruir das oportunidades de expressão que a comunicação gera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário